Duo Ciriema

Alguns detalhes do Duo Ciriema

Duo Ciriema - Conheça um pouco desta maravilhosa dupla.

Foi ali, no Largo Paissandú, na capital paulista, tão imprevisível nas suas coisas, nas vidas que vivem seus encantos, que eu conheci as duas graciosas garotas - Duo Ciriema -  de Franca, ornamento precioso no panorama tão querido deste nosso estado bem brasileiro, bastante sertanejo, de tradições belíssimas que jamais se apagarão das suas páginas históricas.

Irene Lopes e Aparecida Martins, dois nomes, uma dupla... Então, dupla sem nome. Couberam-me a escolha e batismo: Duo Ciriema.Duo Ciriema - Irene e Aparecida

Você se lembra daquela melodia, tão eloquente de nome Seriema? Exatamente, aquela que Nhô Pai tornou, com seu talento autêntico, um patrimônio de nossa música? Pois bem, gostei. Foi o nome proposto.

Elas gostaram em desde então, superando o gorjeio melodioso da própria ave inspiradora do batismo, joia da nossa fauna, que fez das matas verdejantes do Mato Grosso cascatas de melodias, apresentaram-se ao microfone da Rádio Nacional. Programa "Alvorada Cabocla”, data 19 de julho de 1959. Nhô Zé, capitão da música regionalista nacional e responsável pela programação, caboclo tarimbado, conhecedor de tantos astros, de tantas estrelas, tinha os olhos marejados de lágrimas quando Irene e Cida, Duo Ciriema, com suas vozes mornas, acariciadas, terminaram de cantar a melodia, tão bem interpretada, ainda pairando gostosamente no éter.

 

O caminho da consagração estava iniciado. A caminhada não teria interrupção, não, ao menos no sentido puramente artístico , tão ligado aos valores espirituais, que são imorredouras.

Veio a primeira gravação. Mais um êxito a afirmar o rumo em direção a fama. Gravaram pela RCA Victor "Mais Uma Lição”, de autoria de Nonô Basílio, outro caboclão de alma canora. Outras gravações vieram e mais outras, numa cadeia de mensagens eloquentes, que só os corações sertanejos sabem sentir, com aquela sinceridade toda, tão da nossa gente ligada à terra generosa e quente como as tardes das selvas brasileiras.Duo Ciriema - 1970

Duo Ciriema, qual a graciosa ave, Irene e Aparecida, não possuem a faculdade do voo. Sua fama sim, esta ganha o Brasil, de norte a sul, de leste a oeste, com a velocidade do pássaro, quando corta o solo da mesma a procura da liberdade a que se lançam, nos céus, as andorinhas.

Não há o que se apresentar, quando se trata de dizer: Aqui está Duo Ciriema. Elas possuem o dom da simpatia.

 

Duo Ciriema, Irene e Aparecida, melodia e suavidade...

Franca está de parabéns. É merecedora, sem dúvida, da nossa gratidão, do reconhecimento de quantas sentem a musicalidade cabocla.

Você, caro ouvinte do Duo Ciriema, , deve agradecer a Franca esses momentos preciosos que a RCA Victor conseguiu incrustar neste LP.

Era só... O mais é música, excelente música. Tito Neto


Você quer aprender a pontear a viola caipira?

Acesse meu material didático:

apostiladeviolacaipira.com.br

 


Compartilhe essa pgina

Deixe seu comentrio