Curiosidades dos ritmos

Curiosidades dos nomes e origem de alguns ritmos

Cateretê: dança sapateada e palmeada ao som de viola caipira, de provável procedência indígena, afirma-se ter tal nome, cateretê, se originado de igual nome dos índio. Em nossa música caipira tornou-se apenas música, e geralmente não é utilizada para danças e sim para interpretar canções. Em minhas pesquisas encontrei por volta de 5 tipos diferentes de execução do cateretê .

Recortado: seria o encerramento do cateretê, também sapateado e palmeado, ao som da viola caipira. Existem várias formas de acordo com cada região do país. Nas músicas, pode ser executado como dança de catira, juntamente com a moda de viola, porém existem outros gêneros de recortado.

Chotis ou xote: dança de origem europeia (schottish) com adaptação e diversificações de instrumentos no Brasil. Fora adaptado no Rio Grande do Sul com instrumentos como: violão, acordeom, etc. No nordeste brasileiro, este ritmo tornou-se a característica marcante da cultura nordestina, assim como o arrasta-pé (ritmo executado em festas juninas do nordeste) e o baião. No xote nordestino, os instrumentos são peculiares àquela região do país: triângulo, zabumba e acordeom (sanfona), não é muito utilizado instrumentos de corda como violão e viola. No sudeste e centro-oeste do país, este ritmo toma um rumo peculiar, adotando as características do Rio Grande Do Sul, com uma peculiaridade bastante interessante: utilizamos o regional (grupo formado com instrumentistas de cavaquinho, flauta, bandolim, pandeiro, violão, etc), além deste regional existe a mistura do acordeom das duas regiões extremas do país e mais o triângulo nordestino.

Valsa, rancheira, valseado, mazurca: dança de origem europeia que sofreu diversas modificações na media que adentrou nas Américas. Em pesquisas que realizo, observei que a derivação dos nomes se dá ao andamento de cada intérpretes e composições. Ora mais rápida, ora mais lente, de acordo com a conotação da poesia (letra) agregada ao ritmo.

Moda de viola: melodia folclórica com canto feito em terças e acompanhamento de viola caipira e sempre em duas vozes. Não se tem origem de onde veio, quando surgiu e do nome. Apesar de historiadores colocarem fatos históricos, não há ao certo uma origem correta.

Guarânia: é um gênero musical de origem paraguaia. Em alguns sites de pesquisa diz-se criada em Assuncion por José Asunción Flores, em 1925, porém, sua origem pode ser mais antiga que nos dita a história.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário