Belezas Naturais (LP 198006) - (1989) - Chico Moreno e João Barbosa

Para ver a lista de músicas, clique na lista abaixo.

João Barbosa e Chico Moreno estão comemorando dez anos dessa famosa dupla sertaneja que canta e encanta as massas populares nos mais distantes rincões do nosso imenso Brasil. Legionários da Boa Vontade, os dois seguem carreira pelas estradas da vida cantando o amor e a boa vontade, os valores eternos do espírito humano e as belezas Naturais de que Deus dotou o planeta Terra e que estão ameaçadas pela ganância de muitos, ainda distanciados do novo mandamento do Cristo: amai-vos como eu vos amei. Somente assim sereis reconhecidos como meus discípulos. (João XIII: 34 e 34).

O presente LP constitui o coroamento desse trabalho incansável da dupla, além de ser importante alerta ecológico à toda humanidade.

A destruição e a extinção da raça humana:

A legião da Boa Vontade nunca foi contra o progresso, mas contra a poluição dos mananciais. A derrubada selvagem das florestas, o emporcalhamento dos campos, porque a destruição da natureza é a extinção da raça humana. Este pensamento está colocado entre as vinte e uma árvores da supercreche Jesus que a LBV em São Paulo conseguiu salvar da desenfreada ambição imobiliária. A todo momento o homem, na ância desmedida de ganhar a qualquer preço, cava a sua própria sepultura planetária.

A Advertência de Isaías:

Já no velho testamento da bíblia sagrada, advertiu o profeta Isaías, considerado o quito evangelista, nos versículos cinco e seis do capítulo vinte e quatro do seu extraordinário livro:

5 - na verdade a Terra está contaminada por causa de seus moradores, porquanto transgredem as leis, violam os estatutos e quebra a aliança Eterna.

6 – por isso a maldição consome a Terra, e os que habitam nela se tornam culpados; por este fato, , serão queimados os moradores da Terra e poucos homens restarão.

O sexto versículo ressoa como aviso milenar do resultado de um embate atômico, nada descartável numa sociedade que já fez eclodir duas guerras mundiais e que pouquíssimo respeito a Terra, que alimenta o homem desde o seu surgimento.

Falando aos jovens:

Dirigindo-me de improviso, em julho de 1983, em Santo André, São Paulo, a milhares de jovens legionários durante o seu VIII Congresso Mundial, disse-lhes:

O progresso de destruição: o despeito á natureza: Na LBV, somos a favor do progresso, sem ele, estaríamos no tempo da pedra lascada, entretanto, que ninguém se iluda. O progresso humano tem sido cada vez mais o da destruição, por causa da desvairada gana de acumular dinheiro e poder. É a luta pelo domínio do planeta, custe o que custar. E vai custando milhões de vidas dos preciosos filhos de Deus. Ultrapassou os limites do bom senso. Vejamos grandes prejuízos ecológicos, resultado de humanas afrontas a natureza às leis do equilíbrio que vêm mantendo a vida na Terra por bilhões de anos. Contra essa mentalidade desagregadora, temos de unir nossas forças. Bem a propósito, este soneto do grande poeta Alziro Zarur.

A suprema vergonha
Mãe natureza, eu poeta, sou seu filho
E em teu piedoso seio calmo, ingresso
Basta-me olhar-te, e a vislumbrar começo
A miséria sem fim do humano trilho
Dessa contemplação eis que regresso,
E, o mãe perfeita, vê quanto eu me humilho:
Só o homem maculou esse teu brilho
Com a cínica mentira do progresso.
Ante a tua bondade intraduzível
Serenissimamente inconsuntível
As humanas grandezas todas somem
E, ó mãe Natura, se algo me envergonha
Ao contemplar-te, Mãe, eis a vergonha:
É a surpresa vergonha de ser homem.

José de Paiva Neto

Músicas do álbum Belezas Naturais (LP 198006) - (1989)

Nome Compositor Ritmo
Belezas Naturais João Barbosa / Adilson
A Grande Esperança Chico Moreno
Amazonas João Barbosa
Renovação João Barbosa / Antonio Prado
Quanta Saudade De Lá Chico Moreno / Marlene Pereira Baptista
Festa Quadrilha João Barbosa
Templo De Jesus João Barbosa
Felicidade João Barbosa
Salve As Mães João Barbosa
Bandeira Legionária João Barbosa
30 Anos Lavrador João Barbosa
Né Chico Moreno
Compartilhe essa página
Aprenda a tocar viola, acesse Apostila de Viola Caipira Material de qualidade produzido por João Vilarim