Tocador Fabricante (F 12120) - (1987) - Sinval Da Gameleira

Tocador Fabricante (F 12120). Sinval nasceu na região da Gameleira, numa casa a trezentos metros da beira do Rio das Pedras, no município de Juramento, Minas Gerais.

Seu pai, Juvenal Alves Botelho, é um dos milhares de baianos que migraram para sul, mas ao chegar ao norte de Minas constituíram família e ficaram na região.

Sinval da Gameleira herdou do pai o gosto pela música, especialmente a sanfona de oito baixos, que seu Juvenal gosta de tocar. Sinval tinha cinco anos de idade quando sua mãe, Dona Maria foi á Aparecida do Norte cumprir promessas e lhe trouxe uma sanfona pé de bode. De lá pra cá nunca mais parou de tocar.

Além de bom sanfoneiro das oito até as cento e vinte baixo, Sinval da Gameleira também é mestre na arte de tocar e fabricar a viola caipira, violão, cavaquinho e rabeca. Tudo feito de madeira artesanal, a ponta da faca. Leva quinze dias para fabricar cada instrumento.

Sinval da Gameleira tem um tio repentista, Nato Jatobá, e um irmão Taide de Caixa, que é fabricante de caixa de Folia de Reis, além de reiseiro. Conheci-o em 13 de dezembro de 1979 (dia de aniversário do mestre Luiz Gonzaga). Eu estava em Alto Belo e o padre Geraldo me convidou para ir com ele a uma missa na Gameleira. Na capela de Gameleira estava Sinval acompanhando o coral de moças, suas primas.. ficamos amigos-irmão. Um de seus irmãos, João de Bichinho, trabalha com madeira e eu incentivei o Sinval da Gameleira a trabalhar também com madeira, mas só na produção de instrumentos musicais. Ele tornou-se um mestre, de tal maneira que já tem instrumentos fabricados por ele nos estados Unidos, Europa e por este mundão de Deus. Comecei a leva-lo para tocar comigo em vários lugares, apresentei-o órgãos de cultura popular e hoje Sinval da Gameleira vive das suas tocadas e do lucro de seus instrumentos.

Chegar a este disco foi uma dura batalha. É um disco simples, feito com uma produção modesta, mas dentro da mais fiel musicalidade do estilo. Sinval da Gameleira é um verdadeiro músico sertanejo, mora no sertão e o som é natural, sem forçar o estilo para um sertanejo sofisticado de paradas de sucesso. Assim vai vivendo o sertanejo que luta pela sobrevivência , esperando a tal justiça social que até hoje não chegou ao sertão do futuro estado do São Francisco.

Meus sinceros agradecimentos a José da Conceição, Valduque Vanderley e Francisco Alencar carneiro pelo apoio cultural deste disco.

Alto Belo, outubro de 1986. Téo Azevedo.

Este disco é dedicado á Carlos Felipe, pai da cultura Popular de Minas Gerais.

Músicas do álbum Tocador Fabricante (F 12120) - (1987)

Nome Compositor Ritmo
Asa Branca Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira
Ferrada De Marimbondo Sinval Da Gameleira
Xote Da Gameleira Sinval Da Gameleira
João De Bichinho Sinval Da Gameleira
Milonga Das Cantigas Sinval Da Gameleira
Tranças As Perdas Sinval Da Gameleira
Meu Bem, Meu Cheiro Téo Azevedo / Braúna
Abelha Tubi Sinval Da Gameleira
Sebo Nas Canelas Téo Azevedo
Mágoas De Vaqueiro Téo Azevedo
Cálix Bento D. P.
Chalana Mário Zan / Arlindo Pinto
Compartilhe essa página
Aprenda a tocar viola, acesse Apostila de Viola Caipira Material de qualidade produzido por João Vilarim