Transporte De Tonalidade
Material Didático: apostiladeviolacaipira.com.br/index.php
Quando a tonalidade de uma música está em desacordo com nossa extensão de voz, podemos recorrer à alteração do tom da música.
A transposição de acordes viabiliza a troca do tom.
Acompanharemos passo a passo um exemplo de transporte para que fique claro na teoria o que normalmente utilizamos na prática.
1. Anotamos todos os acordes que a música a ser alterada possui.
Por exemplo, se a música está em mi maior (C), tomamos como base o primeiro acorde. Suponhamos então que a música tenha esta seqüência:
Quando a tonalidade de uma música está em desacordo com nossa extensão de voz, podemos recorrer à alteração do tom da música.
A transposição de acordes viabiliza a troca do tom.
Acompanharemos passo a passo um exemplo de transporte para que fique claro na teoria o que normalmente utilizamos na prática.
1. Anotamos todos os acordes que a música a ser alterada possui.
Por exemplo, se a música está em mi maior (C), tomamos como base o primeiro acorde. Suponhamos então que a música tenha esta seqüência:
| C | Dm | G7 | F | G7 | C |
2. Aproveitando a tabela de transporte (abaixo), tomamos como base a carreira horizontal nº 4 da tabela de transporte, pois o "C" está na carreira 4, depois os outros acordes que seguem na mesma carreira. Observe que existem números indicando as colunas e linhas, transcreva o número correspondente ao acorde. Ex.
| C | Dm | G7 | F | G7 | C |
| 1 | 3 | 8 | 6 | 8 | 1 |
3. Definiremos o tom para qual será o transporte, por exemplo "G" - sol maior;
4. Ao definirmos o tom, tomaremos este como base. Usaremos então a carreira nº 11 que é a base de "G", e então associamos os número do tom de origem que é "C". Ex.:
| G | Am | D7 | C | D7 | G |
| 1 | 3 | 8 | 6 | 8 | 1 |
5. Ao transcrevermos os acordes temos que nos preocupar com os outros símbolos que fazem parte dos acordes ( m, 7, 9, 7+, 5-, 5+, etc. ), pois estes serão mantidos da tonalidade original
TABELA DE TRANSPORTE
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | |
| 1 | A | A#/Bb | B | C | C#/Db | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab |
| 2 | A#/Bb | B | C | C#/Db | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab | A |
| 3 | B | C | C#/Db | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab | A | A#/Bb |
| 4 | C | C#/Db | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab | A | A#/Bb | B |
| 5 | C#/Db | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab | A | A#/Bb | B | C |
| 6 | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab | A | A#/Bb | B | C | C#/Db |
| 7 | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab | A | A#/Bb | B | C | C#/Db | D |
| 8 | E | F | F#/Gb | G | G#/Ab | A | A#/Bb | B | C | C#/Db | D | D#/Eb |
| 9 | F | F#/Gb | G | G#/Ab | A | A#/Bb | B | C | C#/Db | D | D#/Eb | E |
| 10 | F#/Gb | G | G#/Ab | A | A#/Bb | B | C | C#/Db | D | D#/Eb | E | F |
| 11 | G | G#/Ab | A | A#/Bb | B | C | C#/Db | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb |
| 12 | G#/Ab | A | A#/Bb | B | C | C#/Db | D | D#/Eb | E | F | F#/Gb | G |
