Exaltação À Viola - Instrumentista: Poly (CHANTECLER CMG 2041) - (1959) - Élcio Alvarez

Para ver a lista de músicas, clique na lista abaixo.

Gostou da capa? Sugestiva, não? Pois, vai chegar muito mais do conteúdo! As doze músicas brasileiras que este LP encerra, são mais que doze faixas gravadas, apenas. São uma dúzia de motivos que nos levam a acreditar na próxima redenção de nossos ritmos. São a prova cabal do talento de um maestro arranjador, Elcio Alvarez, que encontrou apoio decisivo e incondicional de dois mentores caipiras: Jari Rodrigues, e Diogo Mulero, Palmeira, de fama nacional, responsável pelo êxito da nova fábrica Cahntecler, que no espaço curtíssimo de um mês, deu ao brasil a oportunidade de ouvir, em discos, a gigantesca obra teatral de Carlos Gomes, O Guarani, considerada a maior ópera lírica das Américas, e este disco que eleva a mais alta categoria musical instrumental, a viola! Sim, a viola de pinho, singela, decacórdia, que nunca mereceu uma linha sequer nos dicionários musicais que a gente consulta. É verdade que a viola caipira foi tratada com carinho pelo extraordinário Mário de Andrade, que lhe dedicou um poema, Renato de Almeida também fala dela nos seus livros especializados; possivelmente outros autores tenham lhe dado madrigais, mas, até hoje, não houve um dicionarista , um estudioso de lexicografia que tenha prestigiado atenção maior à viola. Permita que eu faça isso, sem a pretensão de ser erudito, lexicógrafo ou coisa parecida. A definição seria: Viola caipira – substantivo feminino, instrumento de pinho, com 10 cravelhas , 10 cordas , um laço de fita de qualquer cor amarrada no braço, que brasileiro afina como quer e toca a alma nas pontas dos dedos da mão esquerda e com o coração todinho, na outra mão.

Não há exagero meu na imagem. O disco está com você, não está? Ponha-o no aparelho e escute o que Poly (cedido gentilmente pela gravadora Columbia), fez com a viola caipira, na quase totalidade destas faixas. São todas músicas que você conhece, claro, mas, a viola de Poly vai lhe revelar belezas ainda ignoradas. E deixo aqui o meu desafio: se você conseguir chegar até a metade do disco sem deixar escapar uma impropriedade, um impropério com que nós brasileiros, costumamos definir a nossa admiração pelo que realmente bom, devolva a gravação, ou mande colocar o LP na minha conta.

Este exaltação à Viola, não é disco que a gente deixa em casa, guardado num móvel, é disco que fica rodando a vida inteira, dentro do peito.

Um abraço do patrício e caipira com muita honra.

Vicente Leporace.

Músicas do álbum Exaltação À Viola - Instrumentista: Poly (CHANTECLER CMG 2041) - (1959)

Nome Compositor Ritmo
De Papo Pro à Joubert De Carvalho / Olegário Mariano
Minha Terra Waldemar Henrique
Flor Amorosa Joaquim Callado / Catulo Da Paixão Cearense
Morrendo De Amor Canarinho / Maximino Parisi
Na Serra Da Mantiqueira Ary Kerner Veiga De Castro
Tristeza Do Jeca Angelino De Oliveira
Rato Rato Casemiro Rocha / Claudino Costa
Na Virada Da Montanha Lamartine Babo / Ary Barroso
Piraporinha Alberto Candelizio
Baião Da Serra Grande Fred Williams / Diogo Mulero
Azulão Almirante / João De Barro
Sodade Ruim Georgette Cutait / Diva Jabor
Compartilhe essa página
Aprenda a tocar viola, acesse Apostila de Viola Caipira Material de qualidade produzido por João Vilarim