Dedilhados ou arpejos rítmicos

Os dedilhados e arpejos rítmicos são os mesmos utilizados no estudo de violão erudito. Estas técnicas proporcionam a liberdade e coordenação motora dos dedos da mão que se dedilha. Nos exercícios que seguem,são executados nas cordas soltas: sol# (3), si (2) e mi (1) com inversões, e na mão do acorde utilizaremos a escala básica de E (mi maior) e inversão, no entanto podem ser executados em sequência de acordes.

Leia Mais

O metrônomo

O metrônomo produz pulsos de duração regular e exata conforme parâmetros de velocidade e dinâmica estabelecidos pelo seu usuário. Pode ser considerado uma espécie de relógio usado por cantores, compositores, maestros, arranjadores e instrumentistas para determinar a velocidade de uma música ou parte dela, a ser seguida por todos que devem executá-la. Além disso, quando a composição não possui marcação rígida (tempo rubato), o aparelho serve para delimitar uma pulsação em torno da qual as variações são realizadas.

Leia Mais

Técnicas Simples de digitação da mão esquerda para viola caipira e instrumentos de cordas dedilhadas

A técnica de digitação é de vital importância para o desempenho do instrumentista. Existem inúmeras formas de se exercitar as técnicas para a mão esquerda (no caso dos canhotos, mão direita ), porém apliquei no método as técnicas mais comuns. Estas técnicas são usadas para liberar os movimentos dos dedos da mão esquerda e devem ser seguidos corda por corda de baixo para cima e de cima para baixo utilizando toda a extensão do braço da viola.

Leia Mais
we.digi - agência digital
Copyright © 2024 Todos os direitos reservados: João Vilarim | Ponteio Caipira