Barnabé Segundo

Alguns detalhes de Barnabé Segundo

Barnabé Segundo

José Ferreira de Melo, Barnabé Segundo, nasceu dia 9 de dezembro de 1949 em Ribeirão do Pinhal, no estado do Paraná. Passou a infância na roça, depois a adolescência na pequena na pequena cidade, dedicando-se a várias atividades para ajudar a manter a família.

José é o caçula e o irmão mais velho da família é João Ferreira de Melo, já seguia a carreira artística como Barnabé, o Humorista, cantando, tocando e contando piadas. Descoberto num circo no interior de São Paulo por Tonico e Tinoco, Barnabé foi trazido para São Paulo e, em 1965 gravava seu primeiro LP, o qual fez logo muito sucesso.

Barnabé Segundo: Show de Piadas

Barnabé Segundo - Show De Piadas 1977

Seguiram-se mais três disco de intensa atividade de shows, viajando pelo Brasil. Contudo vitimado pela doença de chagas, Barnabé veio a falecer com apenas 36 anos, no dia 13 de setembro de 1968.

Um ano depois de sua morte, o caçula José teve um sonho em que se via substituindo, com êxito, o irmão. Isso influiu bastante na sua decisão de deixar a cidade natal e vir para São Paulo tentar a vida artística.

Inicialmente trabalhando numa farmácia, somente podia fazer shAlberto Luiz/Carlos Francoows no fim de semana, ao lado de José Lopes, cantor. Através de uma apresentação fortuita no programa de Geraldo Meireles, na Rádio Nove de Julho, ele foi ouvido por Juanito que resolveu leva-lo à Gravadora Continental, onde, aliás, seu irmão havia feito os quatro LPs de sua curta carreira que continuavam fazendo sucesso.

Barnabé Segundo - A Lenda do Bernardão (Alberto Luiz/Carlos Franco)

Surgiu assim, em 1970 seu primeiro LP, gravado ao vivo num espetáculo realizado em Franca, interior de São Paulo; nascia, desta maneira o Barnabé Segundo. Logo no ano seguinte, veio o segundo LPe, a partir de 1972, deixando outras atividades, ele passou a dedicar-se, exclusivamente à carreira artística., viajando sozinho e apresentando-=se em circos e praças.

Em 1973, ainda pela Gravadora Continental, saiu o seu terceiro LP, agora apenas como Barnabé e, sucessivamente, p quarto, o quinto e o sexto, este denominado: Barnabé Especial.

Barnabé também compões e tem três livros de piadas publicados. Em 1976, em Campo Grande, participou do Segundo Festival Da Record.

Agora, seu sétimo LP, Fábrica De Gargalhadas, praticamente dispensa apresentações.

Extraído do LP Fábrica De Gargalhadas, maio de 1981.

Discografia de Barnabé Segundo catalogada:

 Show De Graça - Volume 5 - 1970

Show De Graça - Volume 6 - 1972

Show De Piadas - 1977

Barnabé Especial - 1979

A Depressão – 1980

Fábrica de Gargalhadas - 1981

O Show Man - 1983

Festival De Humor - 1984

O Pé Do Bernadão - 1988

Você quer aprender a pontear a viola caipira?

Acesse meu material didático:

apostiladeviolacaipira.com.br

 


Compartilhe essa página

Deixe seu comentário