Cascatinha e Inhana (primeira parte)

Cascatinha e Inhana

 

Cascatinha e Inhana

Parte 1

Unidos na música e no amor há 40 anos Cascatinha e Inhana sempre cantaram as belezas do sertão, divulgando a singela música cabocla. Lançaram dezenas de LPs e tiveram muitas músicas nos primeiros lugares das paradas de sucesso, como: Índia, Solidão, Meu Primeiro Amor, Colcha de Retalhos, Ave Maria do Sertão, e tantas outras...Cascatinha e Inhana

O encontro entre Cascatinha e Inhana

Ocorreu e fevereiro de 1941, quando CASCATINHA passou pela cidade de Araras (sp) num circo. Nessa época, ele formava uma dupla conhecida por Chopp e Cascatinha. Após seu primeiro espetáculo naquela cidade, convidaram-no para conhecer a cantora da cidade: Ana Eufrosina da Silva, (INHANA) nascida em Araras a 28 de março de 1923.

Conversando com CASCATINHA ele me descreveu este encontro: "Eu viajava em circo desde 1937, e era como um marinheiro, tinha um amor em cada porto. Mas quando conheci Ana, no mesmo momento senti que ali, naquele porto de Araras, eu havia encontrado o verdadeiro amor. O pior de tudo é que ela era noiva, mas eu, com meu violão e minhas musiquinhas, consegui fazer com que ela terminasse o noivado e ficasse comigo”.

No dia 25 de setembro de 1941 Cascatinha e Inhana (Francisco dos Santos e Ana Eufrosina da Silva), uniram-se em matrimônio. Quase quarenta anos depois, INHANA ainda se emocionava quando contava como foi seu casamento: "Eu era de uma família muito humilde, e para comprar meu vestido de noiva meus irmãos tiveram que ajudar. Mas quando chegou o dia 25 de setembro e fomos todos para a igreja, eu estava emocionada. Naquela época era comum os noivos irem à pé ate a igreja, e atrás iam todos os convidados. A minha casa era bem longe da igreja, e nós andamos por quase toda a cidade. Eu lá na frente, bem bonita e toda orgulhosa, dando o braço para o Francisco. E ficava mais orgulhosa ainda quando as moças olhavam para ele, porque sabia que ele nem estava olhando para elas”.

Quinze dias após o casamento, Chopp e Cascatinha iriam se apresentar num cinema da cidade de São João da Boa Vista, e como INHANA costumava cantar com os irmão, foi convidada para participar, e os três escolheram o nome de TRIO ESMERALDA.

Para poder se apresentar INHANA cortou as mangas de seu vestido de noiva, pois todas as suas roupas eram muito simples e para a sua primeira apresentação em público, queria estar bem bonita.

 

Cascatinha e Inhana - Colcha De Retalhos (Raul Torres)

 


 

Em 1942, Chopp e Cascatinha foram para o Rio de Janeiro tentar a vida artística e Ana ficou em Araras na casa de sua mãe. Algum tempo depois foi encontrar-se com o marido e o TRIO ESPERANÇA conquistou diversos prêmios: na Radio Mayrinck Veiga (Programa Cesar Ladeira), Radio Nacional (Programa Manoel Barcelos e Programa Papel Carbono, de Renato Murce). No final deste mesmo ano Chopp se afastou do trio, e a dupla passou a ser conhecida como CASCATINHA E INHANA. Logo foram convidados para viajar com um circo, o Estrela D’Alva, cujo o destino era São Paulo.


Você quer aprender a pontear a viola caipira?

Acesse meu material didático:

apostiladeviolacaipira.com.br

 


 

Compartilhe essa pgina

Deixe seu comentrio