Adauto Santos
Alguns detalhes de Adauto Santos

Adauto Santos - Conheça um pouco deste grande compositor
Com quantos paus se faz uma jangada? É fácil: duas mimburas, dois bordos e um meio. A construção de um cantor não é tão simples.
Em teatro se diz que não existem peças ruins e sim maus atores. Em termos de musicais poderíamos dizer que não existem músicas fracas e sim maus intérpretes. As palavras são um pouco fortes, mas refletem uma crise pela qual estamos passando: a carência de bons cantores.
Afinação, interpretação, dicção, musicalidade e repertório são apenas alguns elementos que contribuem para este fim.
Não existe afinação sem conhecimento teórico-musical. No caso da interpretação, o cantor ideal é aquele que também é compositor, que é o caso de Adauto Santos, pois só assim ele pode valorizar cada nota, palavra ou acorde de uma canção, e não simplesmente passar por ela.
Dicção: as palavras devem ser inteligíveis a fim de que a mensagem passe com todo o seu poder literário. Gostar de música não significa musicalidade, e repertório é algo que precisa ser assimilado pelo intérprete; ele precisa gostar do que está cantando.
Um cantor precisa ter estilo, caso contrário será mais um cantador. A sua marca deve ser inconfundível, e ele não poderá sacrificar as músicas em favor da sua interpretação. Sua personalidade deve adicionar e enriquecer as melodias; estar a serviço delas e não escraviza-las. Por outro lado, como não há personalidade sem vivência, talvez seja este elemento mais importante.
Adauto Santos - De Mala e Cuia (A. Santos/G. Karan/G. de Oliveira)
Adauto Santos vem da noite, uma escola rígida mais muito necessária. É através da madrugada que a voz cria "calo”, maturidade. É nas boates que o cantor testa sua receptividade e aprende a lidar com o microfone.
Adauto Santos, cremos nós, já está calejado, e é nesse exato momento artístico que fazemos o primeiro LP. Nesse disco vocês poderão comprovar a textura profissional de um bom cantor.
Adauto Santos - De Amor e Paz (Adauto Santos/Carlos Paraná
Sua afinação, interpretação, dicção e seu estilo somam-se na medida exata, completando cada canção. Desde "Vai de mim” até Juízo final”, Adauto Santos percorre as situações mais diversas sem perder a naturalidade. Fizemos este disco com uma seleção variada para que o único elo comum entre as músicas fosse o sabor brasileiro e a voz do artista. Adauto Santos saiu-se bem em todas as faixas, confirmando a nossa confiança. Aqui termina o nosso trabalho feito com todo o carinho de Adauto Santos merece. Esperamos que vocês gostem dele, como nós gostamos de ouvi-lo
Desejamos para ele um lugar ao sol, uma vez que ele já conquistou um lugar à lua. Boa Sorte Adauto. Que na sua caminhada para o sol você encontre o sucesso da noite para o dia.
Théo de Barro (Texto extraído do 1º LP de Adauto Santos – Nau Catarineta (1974).
Adauto Santos: Adauto Antônio Dos Santos
Bernardino de Campos - SP - Nascimento: 22/04/1940 - Falecimento: 22/02/1999
Adauto Santos (Compactos/Singles) - 1968
Adauto Santos (Compactos/Singles) - 1969
Adauto Santos (Compactos/Singles) - 1970
Adauto Santos E Léo Karan (Compactos/Singles) - 1972
Nau Catarineta - 1974
Triste Berrante - 1978
Brasil Viola - 1981
Adauto Santos E O Bando De Macambira - 1981
Cantoria - 1985
Varanda Sertaneja - 1997
Tocador De Vida E De Viola - 1998
Você quer aprender a pontear a viola caipira?
Acesse meu material didático:
apostiladeviolacaipira.com.br